terça-feira, 6 de janeiro de 2009

NOVOS DIÁLOGOS

Não gosto muito de festa de réveillon. Sempre me escondo na minha caverna durante a passagem de ano. Dessa vez não foi diferente: fiquei no meu cafofo vendo o capítulo de A Favorita, prestando muita atenção aos diálogos. Aproveitei também para aprimorar os ensinamentos que recebi de Sócrates. Treinei muito com a parede o meu passe de calcanhar. Comi um “platão” (deixe-me que eu me divirta com o meu nome) de lentilha. À meia-noite, pude observar, sem prazer, a queima de fogos na Faixa de Gaza. Mas o motivo mesmo do meu recolhimento foi a minha paixão platônica por Carla Bruni. Até hoje não sei se ela é conceito ou realidade. Se pudesse tocá-la, eu elucidaria essa questão. Pensei até no que diria para o Nicolas (nanico, em grego) liberar a sua amada para viver um período como minha mulher de Atenas. Argumentaria que meu interesse seria puramente filosófico. Que desejo Carla enquanto ser. Meu estudo teria um cunho ontológico (na verdade, seria antológico). Diria que preciso muito dela para reescrever uma das obras fundamentais da filosofia ocidental: O Banquete de Platão. E que, no tempo livre, ela poderia visitar instituições de caridade, abraçar crianças pobres e freqüentar a minha academia. Quanto à Sarkozy, valorizaria o seu gesto de renúncia do indivíduo em prol da comunidade – no caso eu – e, com ela aos meus braços, jogaria para o alto a filosofia. Ficaria acorrentado a ela, em minha caverna, olhando a projeção de nossa dança na parede. E, assim, a humanidade ganharia mais um diálogo de Platão:
– Platão?
– Sim?
– A minha intenção é perguntar-lhe qual é a virtude própria da sua arte, e que arte é essa que professa e que ensina.
– Pelo amor de Zeus, Carla, papo cabeça a essa hora? Vá despindo a sua metafísica e depois a gente conversa.

11 comentários:

  1. Raquel:
    Cuidado com o pai da carla. Ele mora no Brasil e não é uma sombra.

    ResponderExcluir
  2. caro Platão:
    Gostei tanto do seu e dos demais blogs do além, que estou recomendando como medicamento para curar gente em estado de péssimo humor. Faço a citação lá no www.mafuadohpa.blogspot.com
    Se tiver um tempinho me responda e me diga como está a situação na Grécia, com as últimas manifestações e quebra paú. Não li nada disso no seu blog. Como foi se esquecer disso? Pensando só na Carla Bruni e esquecendo-se dos problemas de violência na cozinha de sua casa. Tome tento...
    Henrique Perazzi de Aquino - Bauru SP

    ResponderExcluir
  3. Sócrates:
    - O que é um livro?
    Platão:
    - O livro é um mestre que fala, mas que não responde.
    Sócrates:
    - E o blog?
    Platão:
    - Um mestre que responde, mas que em geral não sabe o que fala.


    Olá suposto Platão, de Platão você não tem nada. Você estudou filosofia? pois suas piadinhas de mau gosto só afirma ainda mais as convênções em que vivemos. Ou se não, você fez filosofia e por não encontrar trabalho está se vingando da matéria deturpando os conceitos de Platão. Na sua opinião, pelo que me pareceu, eu só sei o que estou escrevendo quando escrevo um livro e não um blog. Como você não sabe o que está escrevendo e o mundo já está cheio de gente como você que apenas vê os conceitos, seja lá de qual seja o autor,com falta de respeito, então eu não irei mais perder o meu tempo com você, deixo você aí no seu mundinho de avaliação sem fundamento. Gente como você o mercado tá cheio. Piadinhas melhores eu encontro no SHOW DO TOM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...que troll mais pitoresco.
      Uma tiete de Platão? O que esse ser faz circulando entre as pessoas de carne e osso?

      Eu aposto minhas fichas em leitor caricato de Veja revoltado com as denúnicas publicadas contra a revista e que descobriu que esse blog é uma coluna de carta capital.

      Excluir
    2. Nada disso, é apenas um idiota.

      Excluir
  4. Vixe... O cara ficou mal... revoltou geral...
    E prá quem não queria perder tempo, escreveu bastante...

    ResponderExcluir
  5. Esse foi o pior que eu vi aé agoa... Mas vleu a intenção
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog ! É muito divertido e inteligente !

    ResponderExcluir
  7. Platão, e a cicuta?
    Não tem uma presença aí pra' gente?

    ResponderExcluir
  8. Olá! Antes de tudo parabéns por ser idealista e fazer parte da mídia alternativa que é um blog.

    Convido para que leia artigo onde faço um paralelo entre o mito da caverna de Platão e a educação no Brasil. Acessem o blog:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. ah eu gostei... é real, so porque é platao é desrespeitoso brincar que ele queira ver a carla bruni pelada? ele é homem tambem

    ResponderExcluir